
O Centro de Convivência e Cultura de Taboão da Serra é um dos Centros de Convivência do Município e do Estado, criado em agosto de 1995 e reavaliado a partir da Portaria nº 396, em 2005, com a finalidade de humanização do atendimento ao portador de transtorno mental, deshospitalização, promoção de saúde e integração à comunidade.
Este serviço da Saúde Mental é aberto à comunidade, atendendo-a com equipe multidisciplinar, primando pela participação, convivência e interação da sociedade como um todo. Portanto não oferece atendimento especializado, mas sim um espaço de promoção de saúde, de encontro humano, com circulação do poder e da palavra.
O objetivo principal deste serviço é a melhoria da convivência entre os moradores da cidade. Uma convivência mais comunicativa e flexível permite uma vida de mais qualidade a todos. “Os CECCOs tinham como objetivo promover o encontro entre as pessoas, criando condições favoráveis para a inserção e a integração dos indivíduos, isto é, coloca-los efetivamente em cena por meio de atividades coletivas, como atividades manuais, culturais, esportivas, etc, interferindo, portanto, no cenário social” (GALLETTI, Maria Cecília, 2004: 57).
Nosso trabalho é dividido em dois focos: o acolhimento de pessoas com quadros de saúde em desequilíbrio, em sofrimento de alguma ordem, que não encontram muitos espaços para “estar e fazer”; a articulação da comunidade para estarem juntos, para abrirem mais possibilidades de “estar e fazer” a todos.
Oferecemos oficinas nas áreas de arte, cultura, esporte e saúde, alem de acolhimento técnico. Nosso Horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O Centro de Convivência e Cultura de Taboão da Serra fica dentro do Parque das Hortências, na Pça Miguel Ortega no. 500, Taboão da Serra - SP. Nosso telefone: 4135-2460.